Workshop detalha selo de qualidade para vinhos da Campanha

O intuito, segundo o presidente da Associação de Produtores de Vinhos Finos da Região da Campanha, Giovani Silveira Peres, é requerer junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a indicação de procedência para vinhos finos:

"Depois de aprovada esta indicação, será desenvolvido um selo de qualidade".

A certificação deve qualificar ainda mais os vinhos produzidos na região e padronizar esta qualidade. O selo só será utilizado por aquelas vinícolas que atenderem a uma série de exigências, normas e regras estipuladas pelas instituições de pesquisa junto à Associação.

Hoje 17 vinícolas são associadas e poderão se beneficiar da qualificação. Esta é a primeira região fora da serra gaúcha que terá este tipo de certificação. O debate terá continuidade no Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul, que se realiza entre os dias 5 e 6 de junho em Bagé.

No workshop foram palestrantes os pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, Jorge Tonietto, Celito Crivellaro Guerra e Mauro Celso Zanus; a professora da Universidade de Caxias do Sul, Ivanira Falcade; o professor da Universidade Federal de Pelotas, Flávio Sacco dos Anjos e o integrante do Conselho Regulador da Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos, Jaime Milan.

O projeto

O objetivo é estruturar e implantar uma Indicação Geográfica (IG) para vinhos e espumantes de qualidade diferenciada na região da Campanha e obter, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o selo de qualidade única.

O projeto foi uma solicitação da Associação, criada em 2010. Durante o desenvolvimento do trabalho serão aperfeiçoados os métodos de preparo, manejo e conservação de solo nas áreas e viticultura e o manejo de dossel, poda e condução, visando ao aumento de qualidade e potencial enológico da produção. A definição dos parâmetros de manejo e irrigação dos vinhedos em implantação e produção e o aperfeiçoamento das estratégias de controle de doença e pragas nos sistemas vitivinícolas também serão estudados. Outros fatores importantes da pesquisa são as delimitações das áreas geográficas homogênicas, a estruturação de Sistemas de Informação Geográficas (SIG) e elaboração de mapas digitais da região vitícola da Campanha.

Fonte: http://www.jornalminuano.com.br/VisualizarNoticia/8537/workshop-detalha-selo-de-qualidade-para-vinhos-da-campanha.aspx