Produtores de vinho gaúchos se unem para ganhar mercado

O vinho brasileiro tem uma história longa, complicada, mas fascinante. Desde que os jesuítas plantaram em São Paulo as primeiras vinhas destinadas à produção do vinho de missa, ainda no século XVI, até hoje, o caminho foi tortuoso, difícil e cheio de surpresas.

Hoje, 11 produtores independentes se uniram para formar a Associação Vinhos da Campanha Gaúcha e iniciar uma ação de divulgação de sua imagem. Um primeiro passo foi fechar um acordo para garantir que seus vinhos cheguem ao mercado consumidor do sudeste, o maior do Brasil.

Depois, querem divulgar a imagem dos produtos e produtores da região, que é pouco conhecida em comparação, por exemplo, com os da serra gaúcha. Para os quatro dias de feriado de Corpus Christie, já foi criado um tour, que inclui visitas às cidades de Candiota, Dom Pedrito e Pinheiro Machado.

Em São Paulo, 50 rótulos ganharam um espaço especial dentro do Empório Frei Caneca, no shopping de mesmo nome. Vinhos desde R$ 35 até R$ 105 estarão disponíveis, formando um painel representativo da produção da região. Antes, eles podiam ser encontrados indivudualmente em diferentes distribuidoras, mas é a primeira vez que estão reunidos num lugar só.

E prepare-se para ir além do óbvio. Claro que há excelentes vinhos feitos com uvas mais tradicionais, como os Campaña Cabernet Sauvignon (R$ 75) e Campaña Chardonnay (R$ 78) da Bodega Sossego. Ou o corte bordalês (mescla de uvas típicas da região de Bordeaux, na França) do Paralelo 31, safra 2011 (R$ 90), da Bueno Wines, propriedade do narrador esportivo Galvão Bueno. Mas há grandes achados, por exemplo, os que usam a uva gewurztraminer, bem mais rara no Brasil. Confira:

Cordilheira de Sant'ana Reserva Gewurztraminer 2012 (R$ 49) já é um clássico entre os conhecedores de vinho brasileiro, um branco elegante que se mantém em alto nível a cada safra.

Espumante Guatambu Rosé Brut (R$ 62). O premiado (e curioso) espumante da Estancia Guatambu, usa 80% de gewurztraminer e 20% de pinot noir, uma mistura raríssima, com certeza única, no Brasil.

Dunamis Pinot Grigio 2014 (R$ 51), outro branco interessante, leve e descomplicado, como pretende a filosofia de seus produtores, é feito com uma uva menos comum.

Cabernet Sauvignon Cordilheira de Sant'ana 2005 (R$ 53) Se for necessário escolher o rótulo com a melhor relação custo-benefício da lista, ele é a aposta certa. O casal de enólogos proprietários, Gladistão Omizzolo e Rosana Wagner, quer perpetrar vinhos com um talhe clássico, que evoluam em sua plenitude e tragam mais do que fruta e madeira.

Terroir de Rosé 2014 (R$ 54,90) da Vinhetica, corte da famosa uva merlot com a menos conhecida teroldego, ideia do jovem agrônomo e viticultor francês Gaspar Desurmont, revela-se ideal para acompanhar a culinária brasileira. É um vinho orgânico, sedutor, com aromas cítricos.

Para quem quer algo mais tradicional, os varietais de tannat, cabernet sauvignon e merlot da Batalha Vinhas e Vinhos cumprem bem seu papel, numa faixa de preço entre R$ 55 e R$ 75.

Não é comum encontrar vinhos brasileiros com dez anos de guarda no mercado. Comum é ouvir que o vinho brasileiro precisa provar envelhecer bem. Pois o fato é que este cabernet está aqui para fornecer as provas. Esta safra 2005 se mantém vivaz e ganha a elegância digna de bons vinhos do europeus. Mas traz um toque de leveza e maciez distante dos seus concorrentes diretos, chilenos e argentinos. A Campanha Gaúcha é um tesouro a ser descoberto, a mais promissora possibilidade dos vinhos finos brasileiros. Situada em alto patamar, tem ainda um potencial enorme de crescimento.

Tour Dia do Vinho

A viagem parte e regressa a Porto Alegre, organizado e conduzido pela enóloga Maria Amélia Duarte Flores, entre os dias 4 e 7 de junho. O passeio e degustação pelas vinícolas custa R$ 1.035 (inclui transporte, alimentação, bebidas e acompanhamento de enóloga) + hospedagem (conforme preferir o participante). Informações e reservas: (51) 9331 - 6098 e (51) 3072 -1777 e e-mail vinhoearte@gmail.com)

Fonte: http://gq.globo.com/Prazeres/Bebidas/noticia/2015/05/produtores-de-vinho-gauchos-se-unem-para-ganhar-mercado.html