Vinhos da Campanha Gaúcha no Shopping Frei Caneca em São Paulo-SP

A qualidade dos vinhos apresentados foi excelente, o que confirma a aptidão do Terroir da Campanha para produzir bons vinhos, bem como demonstra o resultado positivo dos esforços e investimentos feitos pelos empreendedores, que apostaram nessa nova fronteira vitivinícola brasileira. Do que pude provar, posso dizer que encontrei bons vinhos em suas diversas vinificações: brancos, espumantes e tintos. O ponto alto desse projeto, em meu entender, é tornar esses produtos disponíveis e acessíveis ao consumidor no mercado paulista. Diversos amigos de São Paulo já me reclamaram que retornam de viagens feitas ao Rio Grande do Sul encantados com certos vinhos que provaram, mas não os encontram para compra em São Paulo, que é o maior mercado consumidor no país. Os vinhos apresentados no evento permanecem disponíveis para venda no Empório Frei Caneca.

Cristina Neves

Minha surpresa final, durante o evento, foi a presença do locutor esportivo Osmar Santos, famoso "Pai da Matéria", inesquecível por todos os que apreciam o futebol e figura mais expressiva da campanha das Diretas Já. Osmar tornou-se num artista plástico cuja obra muito admiro e que por vezes é exposta no Shopping Frei Caneca. Ele brindou à Jovem Pan.

Vou recomendar alguns dos vinhos que provei com a ressalva de que só pude experimentar alguns dos rótulos apresentados, certamente muitos outros vinhos da Campanha merecem ser provados, mas fica a dica:

Batalha, Vinhas e Vinhos: gostei muito de seu Merlot 2011, apresenta corpo médio com aroma de frutas vermelhas muito agradável e acidez correta. Fácil de beber, bastante fresco, muito gastronômico e pode agradar tanto paladares masculinos como femininos. Também me agradou bastante o Espumante Brut, elaborado com uvas Chardonnay pelo método tradicional. Um espumante muito aromático e elegante.

Bodega Sossego: experimente o Campaña Cabernet Sauvignon, corpo adequado, aromas de frutas vermelhas bem agradáveis com notas de ameixa e especiarias. Também muito fresco e equilibrado.

Bueno Wine: gostei bastante do Brut Rosé Bellavista Desiree, com uma cor adorável, muito frescor, de perlage fina e intensa, aroma de cereja e framboesa com toque floral.

Dunamis: uma grande estrela da Dunamis é o Merlot vinificado branco. Um vinho muito fresco, com aromas cítricos, acidez pronunciada, mas na medida correta, que se harmoniza muito bem com peixes e carnes brancas.

Estância Paraizo: além da simpatia de Mônica Zara e Thomaz Mercio, destaco Don Thomaz Y Victoria Cabernet Sauvignon. A safra 2011 me agradou, mas a 2012 ficou excepcional. Um vinho com corpo robusto, taninos na medida certa para enfrentar um Assado de Cordeiro, que é o prato emblemático da Campanha Gaúcha. Muito harmonioso e elegante, um puro sangue dos Pampas.

Guatambu: vale provar o premiadíssimo Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon, muito frutado, com taninos redondos, corpo adequado e acidez correta. Foi o primeiro rótulo dessa vinícola e a cada ano parece crescer um pouco mais.

Routhier & Darricarrère: não perca o RED Cabernet Sauvignon/Merlot, um corte ao estilo de Bordeaux, com taninos bem presentes, mas aveludados e aroma de compota de frutas vermelhas com toque de café e especiarias. Não poderia deixar de falar da apresentação desse vinho, que vem numa caixa com o formato de uma Kombi vermelha, muito charmosa.

Vinhética: excelente o Terroir de Rouge, vinho elaborado com um corte de Cabernet Sauvignon e Arinarnoa, uma cepa pouco conhecida, originária do País Basco, que é um cruzamento entre Cabernet Sauvignon e Tannat. A processo de fermentação é ao estilo do Beaujolais (por maceração carbônica) e resultou num vinho surpreendente, muito fresco, frutado, taninos macios e um toque apimentado bem agradável no final.

Vinícola Campos de Cima: o vinho que mais me impressionou na degustação foi o Origem. Um corte com quatro castas: Merlot, Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc. Na boca apresenta bom corpo, taninos muito presentes, um pouco ríspidos ainda, mas dentro do normal e numa medida por mim muito apreciada. Aromas complexos e bastante agradáveis, com frutas vermelhas, trufas e couro. O vinho que pedi a Deus, em minhas enófilas orações, para acompanhar o Assado de Cordeiro típico do Pampa Gaúcho.

Vinícola Cordilheira de Sant’Ana: muito bom o Chardonnay Reserva Especial, fermentado em barricas de carvalho. É o clássico chardonnay em estilo europeu. Aromas de frutas brancas, baunilha e lácteos. Gostei também do Gewurstraminer, com delicados aromas típicos da casta, um vinho que certamente agradará muito ao paladar feminino.

Vinícola Peruzzo: destaco seus espumantes, muito bons. O Brut Champenoise tem fino e intenso perlage, aroma muito agradável e gostoso frescor. O Extra Brut é muito elegante, um clássico com notas aromáticas de mel e pão torrado.

Fonte: http://blogjp.jovempan.uol.com.br/cozinhandocomvinho/2015/06/vinhos-da-campanha-gaucha-no-shopping-frei-caneca-em-sao-paulo-sp/